Fraldinha na panela de pressão

Como muita gente escreveu falando que não acertou a receita, escrevi mais sobre o assunto e passei dicas e outra receita de frandinha aqui mesmo no blog. É só clicar aqui!
Não dormi quase nada na noite passada e hoje estava no maior desânimo para fazer almoço.
Logo me lembrei da receita de Fraldinha na Pressão que eu tinha pego em uma comunidade do Orkut e que faz muito sucesso por aqui.
A receita não tem segredo, é facílima. Só que na original tinha 2 cubos de caldo de carne como ingredientes. Eu não uso, mas você pode substituir, numa boa, o tempero da minha receita por 2 cubos de caldo de carne ou galinha.
Ah! E já fiz a mesma receita com picanha e ficou ótima!
Ingredientes
1 peça de fraldinha ou picanha
3 cebolas grandes, em rodelas
1 colher, das de sobremesa, de sal fino
pimenta do reino a gosto
pimenta calabresa a gosto
3 colheres, das de sopa, de azeite
3 dentes de alho, amassados
Compre uma peça de fraldinha de aproximadamente 1,3k e limpe muito bem.
Tempere com sal fino e reserve.
Em uma panela de pressão coloque 1 fio de azeite, a peça de fraldinha com a gordura virada para baixo, cubra a carne com as rodelas de cebola, salpique pimenta calabresa, pimenta do reino moída na hora, alho espremido, sal fino e regue com o azeite restante. Não coloque NADA de água.

Depois é só tampar a panela e levar ao fogo alto e contar 35 minutos após a panela pegar pressão.
Espere a pressão sair completamente, retire as rodelas de cebola, com cuidado, fatie a carne e coloque em uma travessa. Cubra a carne com as rodelas de cebola cozidas e com o caldo que sobrou na panela e sirva com arroz branco e uma bela salada de folha.
Sempre que faço essa receita me lembro do meu amigo René, o rei da panela de pressão.

49 comentário para “Fraldinha na panela de pressão

  1. ótima receita, apenas não coloquei a pimenta calabresa, uma porque não tinha, outro porque meu filho de 04 anos nao come comidinhas com pimentas. coloquei um pouco de pimenta moida na hora ( daquelas coloridas….), deixei o alho picadinho… e ficou tudo uma delícia. Parabens pela dica.patricia

  2. Alguém me explique o que aconteceu… porque segui exatamente as instruções da receita e simplesmente…PERDI MINHA FRALDINHA!!! Queimou legal… e olha que eu nem botei no fogo alto, como manda a receita… gente… essa foi triste…

  3. Será que você não colocou cebolas muito pequenas? A cebola é que desidrata e forma o caldo. São 3 cebolas GRANDES mesmo ou 4 médias…
    Eu faço sempre essa receita e nunca deu errado.
    Beijos

  4. Olá, estou com uma fraldinha na geladeira a 2 semanas e não sei o que fazer, sempre faço na chrrasqueira ou no forno, como achei essa receita vou tentar depois volto aqui para falar como foi, obrigada bjs.

  5. Eu fiz tudo certinho! Só que a cebola queimou toda. Não entendi porq,pois deixei os minutos igual o da receita. o que será que aconteceu?

  6. Idem anteriores…fiz a fraldinha, diminui a carne pois comemos pouco, coloquei proporcionalmente 2 cebolas grandes, meio copo de agua (fiquei com medo de queimar) e mesmo assim começou a grudar no fundo, sorte que meu farejador é bom….rsrsrs deu tempo de socorrer… só que pra meu azar o meio da peça tava ainda congelado, imaginem só: queimou um pouco fora e ficou cruenta dentro…urgh…

  7. As vezes a fraldinha não deu certo, justamente, por estar congelada por dentro!
    E, mesmo se o pedaço de carne for pequeno, coloque a mesma quantidade original de cebola. É a cebola que libera o caldo e não deixa a carne queimar.

  8. A primeira vez que eu fiz essa fraldinha eu tinha só 400g de carne e, pasmem, deu certo! Como a minha esposa gostou, estou fazendo pela 2ª vez, mas agora com 1kg de carne, espero que eu acerte novamente 😉

  9. Adorei a receita, eu só adicionei um pouco de caldo de carne em pó o restante segui a risca e deu super certo.É uma receita fácil, simples e muito saborosa. Parabéns…
    Abraços…
    Glaucia

  10. Panela de pressão sem água? Nunca mais……… quase estorei minha casa!!! Seguí as sua receita e não sómente queimou a Fraldinha como estourou a panela! sórte que saiu pela válvula de segurança!!!

  11. ai galera, tb tem uma variacao desta receita que aprendi, para evitar que a fraldinha queime, pode ser feita uma camada de cebola embaixo da carne, mas nao antes de fazer uma boa camada de tomate, isto mesmo, com esta opção nao ha nem a necessidade de usar azeite. Use uma camada de tomate no fundo da panela, outra de cebola, coloque a fraldinha, faça outra de tomate e mais uma de cebola, para 3 cebolas grandes de 4 a 5 tomates dependendo do tamanho!!!

    garanto tb fica muito boa!!!

  12. Incrivel!!! Fiz a receita hj na hora do almoco e realmente foi um sucesso… a carne fica mto saborosa e a cebola vira um creme delicioso… sem contar no cheiro que abriu o apetite de todos…
    A unica coisa que acrescentei foi depois de fatiada na assadeira levei ao forno com o dourador ligado por alguns minutos para dourar a gordurinha… ficou incrivel e a aparencia mais interessante!
    Obrigada pela receita!!!

  13. ola kris!fia essa maravilhosa receita hoje,estava uma delicia todos em casa aprovaram, obrigado pela receita e parabens, continuarei
    procurando outras receitas por aqui bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *