Carne de roça, mais uma receita típica mineira

Eu já falei para vocês que AMO carne de roça e sempre faço aqui em casa, né?

Pra quem não sabe, carne de roça é aquela bem fritinha, que fica escurinha por fora mas, por dentro fica macia e desfiando. Todo mundo que já frequentou restaurante beeeem mineiro ou que passou a infância na roça sabe o que eu estou falando…

Essa carne é MARAVILHOSA… e muito fácil, apesar de ser demorada!

O método que eu uso é parecido com o que já mostrei pra vocês, com a carne seca.

Nesse prato eu usei músculo mas você pode usar acém, coxão mole, coxão duro, paletão, pernil, lombo, costelinha ou qualquer carne que fique gostosa preparada “de panela”.
Como aperitivo, acompanhando uma cerveja gelada, ela também é ideal. E para fazer farofa então? Huuuum…. fica dos deuses! A farofa eu já ensinei aqui.
Vejam como é fácil:

1 e 1/2k de carne boa para cozido em pedaços grandes
1 e 1/2 colher rasa, das de sobremesa, de tempero mineiro caseiro
250 ml de água fria
250 ml de óleo (ou banha de porco, eu uso óleo de girassol)

Em uma caçarola funda e de fundo grosso coloque a carne e salpique o tempero. Acrescente a água e o óleo e mexa bem.
Ligue o fogo e tampe a panela.
Assim que os líquidos começarem a ferver abaixe o fogo e esqueça a panela no fogo.
A carne vai ficar cozida com 1 hora e meia de fogo, mais ou menos. Nesse tempo a água vai secar e a carne vai começar a fritar no óleo que sobrou. Caso a carne ainda não esteja macia, pingue mais água e volte a cozinhar em fogo brando.
Quando a carne já estiver bem cozida, aumente o fogo e vá virando os pedaços de carne com um garfo até que eles fiquem fritos por igual. Retire a carne da panela e escorra bem o óleo. Cubra com cheiro verde e sirva, de preferência com mandioca no açafrão, como eu fiz aqui em casa!
.

5 comentário para “Carne de roça, mais uma receita típica mineira

  1. Kris meu nome é Jenivaldo de Souza Queiroz, olha estou apaixonado por suas receitas, pois como você também sou mineiro de Itinga uma cidadezinha que fica na divisa de Minas com a Bahia, atualmente estou morando no interior de SP. Deixo aqui meus parabéns para todas as suas receitas, bem caracteristicas e tipa de nossa amada MG. Parabéns!

  2. Sandra e Jenivaldo, comida mineira é omeu forte, sabem? Gosto de cozinhar de tudo mas as comidinhas da minha região, que pra mim são comfort food, são as que mais gosto!

    Que bom que vocês também gostam!

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *