Filé a parmegiana


Eu gosto de tudo que é empanado. Se for bem sequinho, então… hummmm!!!!
Parmegiana não está no topo da minha lista, acho que o molho tira um pouco da crocância que eu tanto gosto nos empanados.
Mas o maridão e os filhotes adoram e eu faço para agradá-los.

Eu já contei que sempre tenho molho ao sugo no freezer, né? Eu ligo pra maridão, peço pra ele trazer uns tomates maravilhosos que vendem perto da empresa e preparo o molho com 15 k de tomate. Aí divido em porções e coloco no freezer.
Quando preciso de molho para alguma receita não preciso abrir uma lata. Basta retirar o molho caseiro do freezer, acertar o sal, juntar ervas frescas e tá pronto.
Na semana que vem eu posto a receita completa do molho ao sugo para quem não sabe preparar.

Para o bife a milanesa ou bife empanado vamos precisar de:

1 bife grande por pessoa (eu usei filé mignon mas o miolo de alcatra fica ótimo, também)
pasta de alho e tempero completo a gosto ou sal e pimenta
1 fio de azeite
farinha de trigo suficiente
1 ovo para cada 3 bifes
1 xícara, das de café, de água fria para cada 3 bifes
farinha de rosca com pimenta do reino, suficiente
óleo para fritar
2 fatias de muçarela para cada bife
2 conchas de molho ao sugo caseiro para cada bife (ou qualquer molho de sua preferência)

Para tirar bifes grandes e suculentos do filé mignon é só cortar na transversal. Depois abra os bifes com a mão, deixando eles com 1 dedo de espessura.
Tempere com a pasta de alho, tempero completo e o azeite, ou apenas com sal, pimenta e azeite e deixe descansar por meia hora.
Prepare os ingredientes para empanar.
Use 3 tigelas: coloque farinha de trigo na primeira, o ovo batido com a água gelada na segunda e a farinha de rosca temperada com pimenta do reino na terceira.
Pegue o bife temperado com um garfo e passe pela farinha de trigo, apertando bem com a mão para que a farinha cubra todo o bife. Retire o bife da farinha, ainda com o garfo, e mergulhe no ovo batido. Escorra bem o excesso de ovo e coloque o bife na farinha de rosca. Cubra o bife com a farinha de rosca e aperte bem com as mãos.
Coloque o bife em um prato e repita o processo com os outros bifes.
Coloque óleo em uma frigideira e frite os bifes, de 1 em 1, usando uma pinça na hora de virar. Se você usar garfo a casquinha pode romper e encharcar o bife de óleo.
Escorra o bife em papel absorvente.

Coloque uma porção de molho em um refratário, acomode os bifes, regue cada bife com uma concha de molho, coloque galhinhos de tomilho ou manjericão e cubra com a muçarela.

Leve ao forno até o queijo derreter e sirva com purê de batatas ou arroz branco.

8 comentário para “Filé a parmegiana

  1. Kris que delicia!!!! eu tb adoro parmegiana!!! mas confesso que se a carne não for boa e macia o negócio desanda!!!rsrs ja tentei fazer com um bifnho perdido que tava lá no congelador mas não rolou kkkkkkk

  2. Delícia, Kris!!!! Eu adooooro mas meu marido é dos seus… ele não gosta muito do molho pois tira todo o croc croc do empanado… mas uma dica pois acho um acompanhamento delicioso para esse prato. Faço um purê de batata bm gostoso e coloco por cima antes do queijo ou ao redor dos bifes na travessa e as vezes ainda arrisco em fatias de presunto por baixo da mussarela… bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *