Maminha ou fraldinha na panela de pressão

Eu já postei pra vocês a receita da fraldinha na panela de pressão que fica pronta em 40 minutos, né?
Hoje, atendendo à pedidos, vou postar mais uma receita, desta vez com um pouco mais de ingredientes.
Muita gente tem me enviado e-mail comentando que a carne queimou, grudou na panela ou ficou muito branca.
O resultado depende muito do tamanho e da espessura da peça de carne. Uma carne mais alta e maior vai demorar mais tempo no fogo, uma mais fininha demora bem menos tempo…
Outra coisa que influi é o tamanho da chama do fogão.
Se a chama for muito grande pode queimar, muito pequena pode fazer com que a carne desidrate muito e fique branquelona…
Eu uso a chama intermediária.

E confesso pra vocês: eu já deixei minha fraldinha queimar a ponto de virar um carvão. A peça estava bem fina e estreita e eu deixei o mesmo tempo que deixaria uma peça alta. Ficou incomível…hahahaha

Hoje eu dou três dicas que vão ajudar você a não queimar sua carne do almoço, tá?

– Use maminha no lugar da fraldinha. A maminha é uma carne mais firme e as peças são mais altas (parecidas com a picanha).
– Coloque outros ingredientes que soltam água durante o cozimento. Hoje eu usei tomate e pimentão. O líquido que vai ser soltar não deixará a carne queimar.
– Fique de olho no tempo de cozimento. Se a peça for pequena, certamente o tempo de cozimento será menor.

Hoje eu usei 2 peças de maminha de 1 quilo cada uma. Você pode usar fraldinha ou picanha, além da maminha.
Para essa quantidade de carne eu usei:

– 2 colheres, das de sopa, de azeite
– 1 colher, das de sobremesa, bem cheia de sal fino (para 2 peças de carne. Se for 1 peça diminua a metade)
– pimenta do reino a gosto
– 4 cebolas médias em rodelas grossas
– 1 tomate maduro em rodelas
– 1/2 pimentão em rodelas
– pimenta calabresa a gosto

Tempere a peça de carne com o sal e a pimenta.
Forre o fundo da panela de pressão com o azeite, acomode as peças de carne com a gordura para baixo, coloque as rodelas de cebola, tomate e pimentão, tempere com pimenta do reino e pimenta calabresa e uma pitada de sal (*) , tampe a panela e leve ao fogo alto.

(*) Se você gostar pode usar 1 sachet de caldo de galinha com 0% gordura por cima da cebola.

Assim que a panela pegar pressão, conte mais ou menos 25 minutos, se for 1 peça de carne e 35 se forem 2 peças. Use seu olfato, se sentir cheirinho de queimado abaixe o fogo ou abra a panela e verifique se a carne já está macia.
É normal dar uma sapecada no fundo da panela, mas não queimar.
Quando a carne estiver macia, retire da panela e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar. Volte a panela com o molho que se formou ao fogo e ferva por 5 minutos.
Sirva a carne fatiada com o molho de cebolas.

13 comentário para “Maminha ou fraldinha na panela de pressão

  1. Kris, recebi vosso comentário a respeito dos créditos da postagem. Primeiramente quero pedir-lhe perdão pelo fato, pois recebo várias receitas para serem postadas no blog e algumas já com fotos. Algumas pessoas enviam a postagem pronta e preferem o anonimato. Nunca foi o interesse de nosso blog causar tal sentimento em vc ou qualquer de seus leitores; nossa intenção é levar entretenimento e diversão as pessoas. O crédito será dado à vc, desculpe. Na oportunidade parabéns pelo blog!

  2. Nossa eu fiz e adorei, so que eu coloquei 04 cebolas, 03 tomates, 01 folha de louro, 01 cubo de legumes knnor, 1 sazon, e todos os outros ingredientes pedidos,, 01 peça de fraldinha deveria ter um kilo e meio.
    Realmente por tudo que eu coloquei deu 40 MINNUTOS EM PONTO, 25 MINUTOS MAS 15 MINUTOS.
    ADOREI A RECEITA MUITO BOM.
    WAGNER F SOUZA

  3. Tinha 1 kg de fraldinha em casa mas queria fazer algo que fosse rápido e gostoso. Vi essa receita e fiz na hora. Deu super certo. Realmente a cebola, tomate e pimentão soltaram caldo suficiente para cozinhar a carne. Substitui as pimentas da receita por caldo de carne, um pouquinho de cominho e cheiro verde. Quando a panela pegou pressão, deixei cozinhar em fogo médio por 30 minutos. Tirei a carne da panela para fatiar. E acrescentei molho de tomate ao caldo para dar uma cor. Coloquei a carne de volta e deixei cozinhar mais um pouquinho sem tampar a panela. Ficou divino. Servi com espaguete ao alho e óleo. Essa carne, com o macarrão e esse molho por cima com parmesão fez uma combinação perfeita. Com certeza irei fazer outras vezes. Obrigado pela dica, foi um sucesso aqui no almoço de família. Muito fácil de fazer, super recomendo.

  4. Tinha 1 kg de fraldinha em casa mas queria fazer algo que fosse rápido e gostoso. Vi essa receita e fiz na hora. Deu super certo. Realmente a cebola, tomate e pimentão soltaram caldo suficiente para cozinhar a carne. Substituir as pimentas da receita por caldo de carne, um pouquinho de cominho e cheiro verde. Quando a panela pegou pressão, deixei cozinhar em fogo médio por 30 minutos. Tirei a carne da panela para fatiar. E acrescentei molho de tomate ao caldo. Coloquei a carne de volta e deixei cozinhar mais um pouquinho sem tampar a panela. Ficou divino. Servi com espaguete ao alho e óleo. Essa carne, com o macarrão e esse molho por cima com parmesão fez uma combinação perfeita. Com certeza irei fazer outras vezes. Obrigado pela dica, foi um sucesso aqui no almoço de família. Muito fácil de fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *