Arroz com cordeiro


Eu sou APAIXONADA pela cozinha árabe. Gosto de praticamente tudo, só os doces que não me agradam muito. Mas aqui em casa a turma não passa do quibe cru… Não gostam de mais nada. De vez enquando eu arrisco fazer alguma coisa mas já sei que vai ter reclamação! E foi assim com esse arroz árabe com cordeiro, eles fizeram bico e só o maridão se arriscou! E reclamou, claro!

Mas eu AMEI!!! E acho que vocês também vão gostar!

Comece pelo cordeiro. Compre uma paleta de cordeiro de aproximadamente 1.2k e limpe bem. Coloque em uma assadeira, tempere com um punhado de sal grosso, 1 ramo de alecrim, bastante azeite e cubra até 1/3 da peça com água filtrada. Coloque 200 ml de vinho e 1 pau de canela nessa água e deixe descansar por 1 hora.
Leve ao forno baixo por 3 horas, ou até a carne ficar bem macia, desgrudando dos ossos. Espere esfriar, coe o caldo e reserve, desfie a carne e reserve.


Lave 350 g de arroz e deixe escorrer. Aqueça o caldo do cozimento do cordeiro.

Aqueça uma caçarola, junte uma colherzona bem cheia de manteiga e um fio de azeite e doure a carne desfiada temperada com 2 colheres de tahine. Deixe a carne secar um pouquinho, retire a metade e reserve, mantendo aquecida. Junte 2 cebolas médias picadas à metade de cordeiro que ficou na panela e cozinhe até a cebola caramelizar. Acrescente 3 dentinhos de alho amassados, se você gostar. Refogue o arroz junto com a carne, por uns 6 ou 7 minutos. Se você não estiver de dieta, junte mais uma colherzona de manteiga. Cubra o arroz com o caldo do cordeiro, coloque sal e 1 pitada de canela um pó e 1 pitada de pimenta síria e cozinhe até o arroz ficar seco e macio.
Aqueça uma frigideira, coloque amêndoas e toste até elas ficarem douradas.
Sirva o arroz decorado com as amêndoas tostadas e a carne de cordeiro desfiada reservada.

Depois vou postar a receita de um folhado recheado com esse aroz que é de comer rezando!

7 comentário para “Arroz com cordeiro

  1. Kris
    Sabe que eu nunca comi cordeiro, tenho pena do bichinho!!! Mas esse seu arroz aí deve ter ficado saborosíssimo.
    Parabéns!
    ***Ah, e vc sabia que eu te sigo e o seu blog está nos meus favoritos? Dê uma olhada lá! E venha me visitar tb.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *