Como curar panela de pedra e limpar panela de cobre

Com o episódio da minha moqueca perdida por causa da cura da panela fiquei bem mais espertinha…. Nunca mais caio na bobagem de perder comida por causa da panela…
Na volta da viagem de Poços de Caldas passei por Águas da Prata e vi um caminhão vendendo panelas de cobre e de pedra sabão. Fiquei louca e pedi pro maridão parar na mesma hora.
É claro que ele parou e me deu 1 caçarola de 4 litros e 1 grelha para assar pizza de pedra sabão e 2 miniaturas de panelas de cobre.
Curar a panela de pedra é muito fácil mas o processo leva 4 dias. Cheguei em casa e fui logo seguindo as dicas do vendedor:

 Para panelas e caçarolas:

– Assim que comprar panelas de pedra, chegue em casa e lave muito bem. Seque com um pano seco e deixe na sombra por 12 horas, para secar completamente.
– Depois que a panela está limpa e seca, besunte, por dentro e por fora, com óleo vegetal (eu usei girassol). Eu pincelei óleo por toda a panela e coloquei dentro de uma assadeira grande. Uma dica minha: se sua panela tem detalhes em cobre, tome cuidado para não sujar o cobre com o óleo.
– Deixe a panela banhada em óleo por 3 dias, na sombra.
– Após o terceiro dia, passe um papel toalha só nas partes de cobre e limpe bem, encha a caçarola com água e leve ao fogo mínimo por 3 horas.
– Desligue o fogo, espere a panela esfriar COMPLETAMENTE e só então lave muito bem.

Para a pedra de fazer pizza:

– Assim que comprar a pedra de pizza, chegue em casa e lave muito bem. Seque com um pano seco e deixe na sombra por 12 horas, para secar completamente.
– Depois que a pedra está limpa e seca, besunte, por dentro e por fora, com óleo vegetal (eu usei girassol). Eu pincelei óleo por toda a pedra e coloquei dentro de uma assadeira de pizza. Uma dica minha: se sua pedra tem detalhes em cobre, tome cuidado para não sujar o cobre com o óleo.
– Deixe a pedra banhada em óleo por 3 dias, na sombra.
– Após o terceiro dia, passe um papel toalha só nas partes de cobre e limpe bem, e leve ao forno baixo (80 graus) por 2 horas.
– Desligue o forno, espere a pedra esfriar COMPLETAMENTE, ainda dentro do forno, e só então lave muito bem.
As dicas do vendedor pararam por ai mas eu enchi a caçarola de água e fervi mais duas vezes para não correr o risco do óleo ficar rançoso.  Fiz o mesmo com a pedra, coloquei água e levei na chama do fogão até a água evaporar completamente.
Para limpar o cobre:
O cobre sai todo chamuscado da cura. Para limpar eu usei, primeiro, uma bucha com detergente neutro e depois uma mistura de sal e limão. Basta fazer uma pastinha de sal e limão e esfregar pelo cobre (eu uso uma metade de limão para esfregar a pasta na panela). Ele fica lindo, com bastante brilho. Outra dica importante é secar muito bem. A água deixa o cobre manchado, não podemos deixar nem uma única gota.
A pedra de pizza eu ainda não usei mas a panela de pedra fez o mais saboroso arroz que já provei!

Outra dica minha: refogue uma pimenta ardida (eu uso cumari do Pará ou bode) bem picada junto com o alho e use azeite no lugar do óleo. Seu arroz nunca mais será o mesmo….

9 comentário para “Como curar panela de pedra e limpar panela de cobre

  1. Oi Kris. Sou seu fã e também de panelas de ferro e pedra. De ferro, tenho várias mas as de pedra ainda não tenho!!! Estou querendo ir a Ouro Preto nos festivais que acontece por lá ainda este mês, e comprar algumas. Sou de São Caetano do Sul, SP. Um grande beijo pra vc e parabéns!

  2. Oi, Kris! Adorei conhecer seu trabalho. Também sou apaixonada por culinária e afins e gostaria de saber se você tem intimidade com o uso das panelas de titânio? Sou de Curitiba-Pr. Um grande abraço!

  3. Olá, estava procurando na net como curar panela de pedra sabaõ e encontrei o seu blog,Acabei de comprar uma na loja contécnica em são caetano do sul.
    Beijos

  4. Olá. Me chamo Carol sou de Fortaleza e gostaria de saber se pode me ajudar? Comprei uma pedra para fondue e me falaram que antes de usar a primeira vez tenho que queimar em um forno de padaria… Quanto tempo ela deve ficar no forno? E se tenho que fazer mais alguma coisa para ela não rachar? Como cuidar após o uso?

  5. Eu achei em outros sites, uma forma diferente da sua de curar a panela de barro.
    1- untar com oleo e deixar por 30 minutos
    2- coloque agua e ferva por 30 minutos- deixe esfriar
    3- repita o processo de fervura.

    Achei o seu muito trabalhoso, mas achei bem convincente.

    O que vc acha sobre esse outro processo comparado com o seu?
    att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *