Joelho de porco defumado a pururuca

Não posso dizer se esse joelho de porco pururucado ficou bom… Eu simplesmente não comi!
Fiz uma arte na hora de preparar a receita e não tive coragem nem de experimentar…
Mas o maridão comeu e gostou muito. Então, passo a receita para vocês:
1 joelho de porco
100 ml de vinho do porto (ou algum vinho que não seja seco)
100ml de caldo de legumes (ou água)
2 cravos da índia
1 folha de louro
Faça um envelope com papel alumínio e coloque dentro o joelho de porco defumado. Acrescente o vinho, o caldo de legumes, os cravos e a folha de louro e feche bem o envelope. Coloque em um refratário e leve ao forno (180 graus) por duas horas.
Abra o alumínio com cuidado para não se queimar com o vapor e volte ao forno, agora na temperatura máxima e com o dourador ligado, até a pele pururucar…
O fato é que fiz 2 joelhos, 1 para pururucar no forno e o outro para pururucar no óleo quente para mostrar para os leitores que não tem dourador no forno…
E quando fui colocar o joelho no óleo quente fiz arte!
O joelho escapou da minha mão e caiu no óleo quente… O óleo espirrou e acabou me queimando… 
Fiquei com uma bolha enorme no braço e com queimaduras na palma da mão… Quase morri de dor!
Então, não aconselho a pessoas desastradas como eu fazer o processo de pururuca no óleo quente…
Eu não testei o método que uso no pernil, de resfriar a pele com gelo e jogar óleo quente por cima da pele, mas acho que pode dar certo…. Qualquer dia faço o pernil e mostro para você como eu faço, tá?
E uma dica que acho muito importante e que foi minha médica Maria Aparecida (cirurgiã plástica de queimados) quem passou: 
Em caso de queimaduras, não passe NADA. Lave a área afetada e coloque debaixo de água corrente. A água fria hidrata e resfria a área queimada. Se a queimadura for grande, vá até o pronto socorro com urgência.

8 comentário para “Joelho de porco defumado a pururuca

  1. Cris,

    Há um bom tempo venho acompanhando o seu blog, mas esta é a primeira vez que me manifesto. Tive uma queimadura de segundo grau quando esterelizava um copo para dar suco ao meu filho, e corri ao hospital lá depois de resfriar a área me passaram uma pomada manipulada e pediram para continuar passando em casa, a pela chupa toda a pomada, por isso deve se passar uma quantidade pra lá de generosa digo quase exagerada, e depois cobrir com gaze e uma faixa, faça isso todos os dias, e você verá que nem vai ficar cicatriz, a pomada é sulfadizina de prata. Boa sorte e melhoras…

  2. Pena q aconteceu esse incidente com vc, Kris. Chatíssimo. Toda queimadura é horrível! Mas o resultado deve ter ficado divino! E legal vc ter dado esse toque sobre queimaduras. Realmente, nada de passar azeite, manteiga, pasta de dentes… Beijos, e melhoras!!

  3. Eu imagino o quanto deve ter doído. Tenho várias marcas de queimaduras na mão p causa de incidentes culinários… rs… Mas q bom q vc já está ótima e nos deliciando com suas receitas e causos! Beijos, e um ótimo fim de semana!

  4. Ola Kris, procurando uma receita de joelho de proco a pururuca, encontrei seu blog….a receita vou testar nesse fds…mas qto queimaduras, podem usar , SEM RECEIO clara de ovo. ELa contem muito colagenos e é otimo p/ a pele e a cicatrizacao.

  5. Sinto muito pela sua queimadura, mas quando isto acontecer coloque imediatamente farinha de trigo, a mesma alivia a dor e não deixa dar bolhas. Experiência própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *