Tapas, azeitonas temperadas, jiló e tomate uva assados

Essas conservinhas são um trunfo em qualquer geladeira. Você pode preparar e deixar, em vidros bem fechados, por dias na geladeira! Se chegar uma visita é só servir com um belo vinho.
As azeitonas temperadas são facílimas. Compre 300 g de boas azeitonas (pode ser verde, roxa ou preta), coloque em um saco tipo Zip, junte 2 dentes de alho espremidos, 1 colher, das de sobremesa, de pimenta calabresa em flocos, 1 colher, das  de sobremesa, de orégano seco, 2 folhas de louro e 1 xícara, das de café, de azeite de boa qualidade. Feche o saco e sacuda bem, por 2 ou 3 minutos. Passe as azeitonas temperadas para um vidro bem fechado e deixe na geladeira de um dia para o outro. Quanto mais o tempo passa, mais elas ficam saborosas.
Os tomates assados são quase idênticos ao jiló: bata lavar os tomates sweet grape muito bem, colocar em uma assadeira, cobrir com ervas frescas bem picadas de sua preferência (eu usei manjericão, manjerona, sálvia, tomilho e alecrim),  dentes de alho grosseiramente picados, flor de sal ou sal grosso a gosto, uma boa pitada de açúcar cristal e pimenta calabresa em flocos a gosto, regar com bastante azeite e levar ao forno médio/alto por 40 minutos. Deixe esfriar completamente antes de passar para um vidro bem fechado e manter na geladeira.

3 comentário para “Tapas, azeitonas temperadas, jiló e tomate uva assados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *