Filé em crosta de funghi e risotto de Malbec

Na terça-feira, feriado de 15 de Novembro, decidimos ficar em casa, depois de 3 dias de festança na casa do Ju e da Kamilota.
Fui pra cozinha tentar fazer um prato que já comi e adorei: filé com crosta de funghi.

Eu não tinha a mínima idéia de como preparar a crosta, mas o Rômulo voltou com a dica na ponta da língua quando saiu para comprar: o Rafael falou que é só bater o funghi  secchi chileno no liquidificador até virar um pó.
E foi isso que fiz: bati 100g  funghi secchi chileno e alguns porcinis no liquidificador e guardei o pó em um vidro bem fechado.

Limpei bem uma peça de filé, separei a cabeça do filé para fazer com crosta de pimentas secas e a parte comprida eu temperei com azeite a gosto, pimenta do reino moída na hora e um mix de pimentas e sal grosso moído na hora que comprei há pouco tempo e que estou apaixonada. Nesse mix vem pimenta calabresa seca, pimenta do reino, pimenta rosa e sal grosso.
Deixei o filé descansar, já temperado, por meia hora, fora da geladeira.

Liguei o forno em 280 graus e deixei aquecer.
Depois que o filé descansou, aqueci bem uma panela de ferro, juntei 2 dedos de óleo e dourei o filé, por 3 minutos de cada lado. Retirei o filé da panela e “empanei” na farinha de funghi. Veja na foto como fica.
Moí mais um pouquinho de mix de pimentas por cima e levei ao forno bem aquecido por 10 minutos para ficar ao ponto, como na foto principal.
Se você quiser mais passado deixe 15 minutos no forno, ou se quiser beeeem mal passado deixe por 5 ou 6 minutos.
Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos, coberto com um pano limpo, fatie e sirva com risotto de Malbec.
O risotto é bem simples. Basta você seguir o passo-a-passo do preparo de risotto que já mostrei aqui no blog e usar um bom Malbec no preparo, no lugar do vinho branco.
Se alguém quiser saber como é o filé com crosta de pimentas, basta moer bastaaaaante pimenta do reino e pimenta rosa por cima do filé. Depois é só preparar da mesma forma que fiz com a crosta de funghi.

8 comentário para “Filé em crosta de funghi e risotto de Malbec

  1. Amiga,usamos um moedor de café antigo.Vou te providenciar um deles.Dá pra moer sal grosso com especiarias e fica ótimo com cumari!Saudade!

    Lia finzer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *