Quase um pesto…

Ando viciada em queijo minas com pesto. É um dos melhores petiscos que já comi….
Seja para acompanhar cervejinha ou vinho, o queijo com pesto fica maravilhoso!
Basta fazer um pesto e temperar os cubinhos de queijo meia cura com o molho.

Outro dia exagerei na quantidade de petiscos e sobrou um tantão de queijo temperado. Cozinhei um farfalle e usei o queijo com pesto para temperar a massa! Ficou boooommmm…

O pesto original  leva queijo Pecorino e Parmigiano Reggiano, além de pinoles.
E não é todo dia que nós temos essas iguarias baratinhas na geladeira, né?

Pra quebrar o galho eu uso castanha de caju no lugar dos pinoles e queijo minas curado no lugar do pecorino. Fica original? Não.
Fica bom? Fica delícia….

Ah! E não é sempre que uso o pilão, nos dias de preguiça uso o processador.

Lavo bem uma boa quantidade de manjericão (uns dois maços), retiro os talos e coloco no processador junto com 1 dente de alho e um pouco de azeite. Bato até o manjericão ficar grosseiramente triturado e junto 10 ou 12 castanhas levemente tostadas na frigideira e mais um pouco de azeite. Bato até a castanha triturar, junto um punhado de queijo ralado, mais um pouco de azeite e bato só para incorporar. Acerto o sal ( a quantidade depende do queijo), coloco mais azeite, se necessário, e pronto.

Você pode temperar carnes, queijos, saladas e massas….

Nesse farfalle eu apenas cozinhei a massa ao dente, aqueci uma frigideira, juntei a massa, o pesto e os queijinhos temperados com pesto que tinham sobrado dos petiscos e algumas colheres da água do cozimento da massa… Servi na mesma hora e ficou dos deuses!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *