Comida pro coração , salada de quinoa e sardinha

Na semana passada passamos um susto enorme.
O maridão chegou em casa no meio da tarde com “queimação” no estômago. Falei para irmos ao médico e ele não quis…
Poucos minutos depois essa sensação de queimação no estômago se transformou em uma dor leve no peito. Logo depois a dor no peito se intensificou e se estendeu ao braço esquerdo.
Minutos depois já estávamos no hospital. Qualquer pessoa sabe bem que esses sintomas são típicos de infarto.
Logo após ser atendido o Rô foi rapidamente transferido para a UTI, para ser melhor monitorado.
Seu histórico não era bom: quarentão, fumante, sedentário, acima do peso e estressado… Uma bomba ambulante!

Assim que ele passou pela porta da UTI senti um medo terrível. Eu não saberia viver sem ele!
Fui pra capela do hospital e chorei!
Chorei alto….
E implorei para tudo terminar bem.

Os médicos não sabiam dizer se era uma angina, um infarto leve ou o indício de um infarto fulminante. Exames e o tempo nos mostrariam do que se tratava. As próximas 48 horas eram muito importantes.
Só uma coisa era certeza: era grave!

Vinte e quatro horas após a internação, depois de vários exames e cateterismo, veio o diagnóstico: a principal artéria do seu coração está 40% obstruída por placas de gordura. Essa obstrução fez com que faltasse circulação de sangue no seu coração e causou as dores e o cansaço; a angina. O próximo passo poderia ser um infarte.

Saímos do hospital decididos a mudar de vida. Nada de cigarro, comidas pesadas, baladas….
Só comidinha leve entraria no meu cardápio…
Mas… como é difícil mudar os hábitos! Principalmente os hábitos ruins!

Ainda não conseguimos abandonar totalmente o danado do cigarro mas a dietinha nós já começamos.

E foi assistindo o Globo Repórter da última sexta-feira que pensei nessa receita que vou postar hoje.

Raramente eu uso sardinha em lata na minha casa mas, no programa, vi que ela tem muito mais ômega 3 do que a sardinha fresca… Corri no mercado e comprei várias latas!
A quinoa eu já tinha feito outras vezes… Eu gosto… o maridão não gosta! Mas agora não é questão de gostar, é questão de precisar!

Aqui vai minha primeira receita literalmente para o coração.
E agora pretendo postar várias outras receitinhas saudáveis junto com minhas comidonas mineiras engordativas e nostálgicas…

Salada de quinoa (quinua real) e sardinha:

3 xícaras de água fervente ou caldo de legumes
sal a gosto
1 xícara e meia de quinoa lavada
1 lata de sardinha com limão (pode ser a original ou a picante)
1 fio de azeite
1 cebola média em meia lua
3 colheres das se sopa, de vinagre de vinho branco (ou limão, eu gosto da acidez do vinagre com a sardinha)
1 pimenta ardida bem picada
salsinha grosseiramente picada

Coloque a água em uma panela e espere ferver. Salgue a gosto e acrescente a quinoa lavada e escorrida. Cozinhe com a panela semi-tampada por mais ou menos 15 ou 20 minutos.
Escorra a quinoa e reserve.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e junte a cebola e a pimenta. Refogue por 1 minuto e junte o vinagre. Espere levantar fervura e acrescente a quinoa cozida. Mexa bem e junte a sardinha escorrida e picada grosseiramente. Acrescente 1 colher, das de sopa, do óleo da sardinha, junte salsinha grosseiramente picada, acerte o sal, desligue o fogo e leve para a geladeira até na hora de servir.

Se você quiser servir quente, como prato principal, eu acho que fica ótimo! Eu adorei, tanto quente, como frio!

7 comentário para “Comida pro coração , salada de quinoa e sardinha

  1. Oi Cris, que susto hein? O proximo passo é a atividade fisica. Adoro cozinhar e comer, com 28 anos recebi o diagnóstico de pressão alta e fui condenado a tomar remédios pra regular a dita diariamente. Nunca tomei nenhum comprimido, mas com mudança de hábitos e exercícios físicos controlei a pressão e de quebra emagreci 20kg. A sensação é maravilhosa e agora faço alguns exageros no fim de semana sem culpa. Abs e melhoras para o marido.

  2. Oi Cris, que susto hein? O proximo passo é a atividade fisica. Adoro cozinhar e comer, com 28 anos recebi o diagnóstico de pressão alta e fui condenado a tomar remédios pra regular a dita diariamente. Nunca tomei nenhum comprimido, mas com mudança de hábitos e exercícios físicos controlei a pressão e de quebra emagreci 20kg. A sensação é maravilhosa e agora faço alguns exageros no fim de semana sem culpa. Abs e melhoras para o marido.

  3. Oi Cris, que susto hein? O proximo passo é a atividade fisica. Adoro cozinhar e comer, com 28 anos recebi o diagnóstico de pressão alta e fui condenado a tomar remédios pra regular a dita diariamente. Nunca tomei nenhum comprimido, mas com mudança de hábitos e exercícios físicos controlei a pressão e de quebra emagreci 20kg. A sensação é maravilhosa e agora faço alguns exageros no fim de semana sem culpa. Abs e melhoras para o marido.

  4. Kris,

    Como você é uma esposa muito zelosa e Deus reconhece isso, lhes fez correr ao hospital no tempo certo, além de Deus isso é muito importante.

    E agora é a luta dos homens, mudar seus hábitos, mas com certeza Deus lhes ajudará nessa caminhada também.

    Esse fds também passamos um susto, meu filho de 3 anos está internado com meningite, mas Deus é maior e da mesma forma que colocou a mão em seu marido colocou no meu filho também.

    Tenha fé que em breve tudo entrará no lugar. BJs

  5. Oi Kris…Que susto hein! Então sua criança está aprontando né?
    stimo melhoras a ele e sendo profissional da saúde sei bem o risco que ele correu. Graças a Deus tudo passou e ele estava protegido.
    Mudança de hábito é muito dificil mesmo. Sei bem pois emagreci 47 kilos a base de muito sacrificio e estimulada pela minha saúde que estava escorregando pelos meus dedos como água. Comece dando um passo de cada vez, se adaptando a cada mudança. Se mudar tudo de uma vez logo, logo vcs enjoam e estando a vida normal de novo, é fato que so maus hábitos retornam.
    Façam uma caminhada leve, apreciem a rua (se for possível ai na sua cidade) some uma dieta mais rigida na semana e mais tranquila nos finais de semana. Vcs vao ver que dará certo e logo será rotina em seu lar.
    Boa Sorte a todos e ótima saúde a todos vcs.
    QUe o papai do céu proteja muito.

    Beijos
    Vanessa David – SP

  6. Que susto em?! MAs mudar hábitos é mesmo uma coisa dificil mas o que tenho de bom pra falar é que logo logo vc´s vão ficar super adaptados e isso já não vai mais ser um problema.

    Adorei a receita com a quinua que é o único alimento comparado ao leite materno sabia?

    Fique bem, Eli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *