Risotto milanês

Quando fiz o cordeiro fiquei meio na dúvida do que servir como acompanhamento… Pensei em batatas mas, logo desisti!
Pensei no risotto milanês, ou risotto alla milanese, com aquela cor dourada maravilhosa, e tive certeza que era ele que eu queria!

Fui para meu armário de especiarias e quase desmaiei quando descobri que minha faxineira tinha jogado fora meu vidrinho de açafrão. Eu falei que podia jogar fora tudo que estivesse vencido ou vazio… Ela deve ter olhado aquele vidrinho com apenas alguns pistilinhos de nada e pensou que era lixo!
Para quem não conhece o zafferano, ele é esse fiapinho que está decorando o risotto. E custa beeeem caro!
Mas para ela, que não conhece, parecia mais um vidro vazio com o restolho de alguma coisa….

Refeita do susto de não encontrar o açafrão, decidi que, mesmo assim, faria o risotto. Comprei mais um vidrinho, que guardei no meu porta jóias, e fui pra cozinha!

Esse risotto não tem segredo.
É a receita básica de:
– manteiga
– cebola picada
– arroz italiano ( carnaroli ou arbório)
– vinho branco
– caldo fervente (legumes ou galinha)
– queijo parmesão de boa qualidade
– manteiga para finalizar

Risotto é sempre a mesma coisa: Deixe a cebola suar na manteiga, junte o arroz, toste o arroz por alguns minutos, junte o vinho, espere evaporar e vá juntando caldo, aos poucos, até o arroz ficar ao dente. Depois finaliza com queijo parmesão ralado e manteiga.

No alla milanese, a única coisa de diferente é o zafferano.
Quinze minutos antes de começar o risotto, coloque alguns pistilos de açafrão em uma xícara e cubra com 1 concha de caldo quente.
Na hora de colocar a terceira concha de caldo no arroz, acrescente esse caldo com açafrão e continue cozinhando normalmente, colocando mais conchas de caldo.
Finalize com uma generosa quantidade de queijo parmesão e manteiga.

Se você ainda tiver dúvida de como fazer risotto, aqui no blog tem um post que vai tirar todas as suas dúvidas! É só clicar aqui !

Ossobuco com esse risotto é uma coisa de outro mundo, de tão bão! Tente fazer, nesse inverno… Tenho certeza que você vai adorar!!!

5 comentário para “Risotto milanês

  1. Quer rir um pouquinho de mim?? Comprei alho negro, deixei dentro da geladeira e qdo fui usar kd??? Fiquei louca e liguei pra minha funcionária, ela jogou fora pq viu que tava preto e achou que estava vencido … fiquei enfurecidaaa!!!! kkkkkkkkk
    Moral da história: Sempre avise seus funcionários sobre tudoo diferente que existe dentro de sua casa. Bjossssss
    Carol Lobo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *