Camarão no dendê com purê de abóbora

Pensa numa coisa boa? Agora triplica…
Essa receita é assim, maravilhosa!
E tem gosto de Bahia… e tem cheiro de praia…. e tem cara de férias… Tem coisa melhor?

Para o Purê de abóbora:



Lave bem uma abóbora de aproximadamente 1 quilo e meio (qualquer tipo de abóbora), parta em 8 partes, retire as sementes e coloque em uma panela com água e uma pitada de sal. Cozinhe até a abóbora ficar macia, retire da água e espere amornar.
Retire a casca da abóbora com a ajuda de uma faquinha e amasse toda a polpa da abóbora usando um garfo. Junte 2 colheres de manteiga, 4 colheres de creme de leite e sal a gosto. Volte o purê para o fogo e mexa até a manteiga derreter e se incorporar ao purê. Acerte o sal, coloque uma pitadinha de noz moscada, se você gostar (eu não coloquei) , e acerte a textura: se você gostar dele firme, deixe como está… se quiser mais mole, acrescente leite morno.
Reserve o purê.

Para o camarão puxado no dendê:

Aqueça beeeem uma frigideira de fundo grosso e junte 1 colher das de sopa de óleo de girassol e 1 colher, das de sopa, de azeite de dendê. Junte os camarões (cerca de 1 quilo de camarões médios) e salpique sal e pimenta. Não mexa os camarões para eles não soltarem muito líquido, tá?
Aguarde 4 minutos e vire os camarões. Salpique sal novamente e junte 1 pimenta ardida, bem picada.
Conte mais 3 minutos a acrescente 80 ml de leite de coco, 2 colheres, das de sopa, de azeite de dendê e coentro picado(eu usei a raiz do coentro e ficou um escândalo de tão bom). Espere levantar fervura,  adicione alguma gotinhas de limão (bem poucas), desligue o fogo e sirva o camarão por cima do purê de abóbora.
Ah! Se você não gosta de coentro é só trocar por salsinha, tá???

Eu comi com arroz… mas você pode servir como prato único, tipo um “aparecidinho”, o oposto de escondidinho!

2 comentário para “Camarão no dendê com purê de abóbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *